-
Arquitetos: Covachita Taller de Arquitectura
- Área: 547 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Onnis Luque
Descrição enviada pela equipe de projeto. Praticidade, austeridade e flexibilidade são os principais componentes de uma residência no norte do México, cuja estratégia arquitetônica responde à natureza industrial e frugal da cidade de Monterrey, onde está localizada.
A solução espacial é determinada pela própria estrutura, um esqueleto de oito vigas de concreto que seccionam o solo em uma grelha, desenhando cada linha do programa de arquitetura e repousando na borda do local. A relação existente que a cidade de Monterrey mantém com o concreto foi utilizada para estabelecer uma identidade que brinca com a temporalidade da casa, permitindo diferentes caminhos para sua evolução.
A rugosidade e o peso percebido do concreto em seu estado mais primitivo criam a ilusão de um espaço que fica entre duas vezes: um estado de construção permanente e a antecipação de se tornar pedra novamente.
A condição antecipada da casa como uma ruína antes que ela se torne inevitavelmente dá a ela uma qualidade experimental, que a considera um estado de reinterpretação e reconfiguração permanente, permitindo ao arquiteto a possibilidade de um retorno infinito às origens da projeto